Entre os dias 20 e 23 de setembro de 2022 ocorreu, em Berlim, a maior feira mundial do setor ferroviário, a INNOTRANS 2022FEIRA INTERNACIONAL de TECNOLOGIAS de TRANSPORTE. Com cerca de 200km2 de área de exposição, 42 pavilhões, 2 834 Stands Expositores de 56 países, e 124 comboios, entre locomotivas, carruagens, vagões e automotoras, expostos em 3,5 km de carris no recinto da exposição, a feira representa uma importante milestone tecnológica na temática da ferrovia.

Portugal esteve presente com a maior participação de sempre, onde 22 empresas nacionais vieram expor os seus produtos, representando todas as áreas relevantes da ferrovia nacional, numa oportunidade para promover o que de melhor se faz no país e concretizar vários negócios para o setor.

Dentro do stand de 116m2 da PFP – Plataforma Ferroviária Portuguesa, inserido no Hall 3.1, stand 670), esteve presente o projeto FERROVIA4.0, representando o consórcio de 22 entidades nacionais. A propósito da visita do Sr. Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno dos Santos, e em colaboração com o AICEP, realizou-se no dia 21 uma sessão de Networking onde teve uma oportunidade de testar e conhecer em detalhe o projeto FERROVIA4.0, através da apresentação realizada pelo Paulo Paixão, da empresa líder do consórcio, a EFACEC. Cerca de 200 pessoas marcaram presença neste evento e puderam trocar impressões diretamente com o mais alto representante do Ministério das Infraestruturas. Ainda durante esta sessão, foi assinado um Protocolo de Colaboração entre a PFP e a VDB – Verband der Bahnindustrie in Deutschland –  (German Railway Industry Association).

De referir que a AICEP e a sua delegação em Berlin efetuaram uma programação específica de ações e apoio às entidades nacionais participantes, elaborando um Handbook de participação na Exposição e um Catálogo das empresas portuguesas expositoras, onde também foram incluídas duas páginas alusivas do Projeto FERROVIA4.0. Para além disto, foi distribuído na feira o catálogo tríptico onde constam diversos detalhes dos objetivos referentes ao projeto.


A edição deste ano da INNOTRANS 2022, contou com mais de 150 mil visitantes, durante os seus 4 dias de feira.

Similar Posts